24 de mar. de 2013

Primavera Árabe


Quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo

No dia 17 de Dezembro de 2010 na Tunísia, um jovem vendedor de frutas tunisiano de 26 anos chamado de Mohamed Bouazizi, impedido de vender suas frutas no meio da praça da cidade se revolta e no meio de uma avenida movimentada, com gasolina nas mão ele disse: "como vocês querem que eu viva desse jeito?" e ateou fogo em seu corpo. Este ato era uma forma de protesto contra a corrupção e os maus tratos policiais, então foi deflagrada uma onda de revolta contar um regime autoritário e opressivo daquele país, apesar de ter-se iniciado durante o inverno do hemisfério norte o termo Primavera Árabe é uma alusão à Primavera de Praga, com o sucesso dos protestos na Tunísia, uma onda de instabilidade atingiu a Argélia, Jordânia, Egito e Iêmen. Com maiores e bem mais organizadas manifestações, os protestos também têm provocado distúrbios semelhantes fora da região.
A volatilidade dos protestos e as suas implicações geopolíticas têm chamado a atenção global, o mundo esta atento aos acontecimentos desta região que é bem mais conhecida como “Mundo Árabe” uma referencia a língua, cultura e a religião destes países. Religião dos povos árabes é o ponto onde eu quero chegar, com cerca de 23% da população mundial, o Islamismo é a segunda maior religião do planeta e uma das que mais crescem no mundo, estes 23% de seguidores estão distribuídos entre alguns países dos quais eu vou citar os mais relevantes; 25% vivem no Sul da Ásia, 20% no Oriente Médio, 13% na Indonésia, 2% na Ásia Central, 4% nos restantes países do Sudeste Asiático, 15% na África Subsaariana e 21% no resto do mundo.
Quando falamos do mundo árabe e do islamismo é impossível não falarmos da janela 10 por 40, a Janela 10/40 é um termo dado pelo estrategista e missionário cristão Luis Bush em 1990, para se referir às regiões do hemisfério oriental, mais a parte do continente Europeu e Africano do hemisfério ocidental, situado entre 10 e 40 graus ao norte do equador, uma área que em 1990 acreditou-se que este pedaço no mapa era um território onde a palavra de Deus pregada pelos evangélicos não havia penetrado devido a situação socioeconômica, cultural, religiosa e por falta de recursos cristãos financeiros e humanos. Agora que sabemos o que é primavera árabe e a janela 10/40, vamos ver á luz da bíblia o que isto tem haver com nossos dias de hoje.
Se observarmos os países que compõem a janela 10 por 40 e compararmos com os países onde a religião predominante é o islamismo você irá perceber uma coisa em comum entre este dois temas “a religião”, são 50 países distribuídos neste território, vou descrever aqui os países agrupados pelo seu nível de proibição do evangelho, de maneira que “A”-Proibição severa, “B”-Proibição opressiva, “C”-Muita imposição de limites, “D”-Algumas limitações e “E”-alguns problemas, são este os países que compõem a janela 10/40:  (A1)Coréia do norte, (B2)Irã, (B3)Afeganistão, (B4)Arábia Saudita, (B5)Somália, (B6)Maldivas, (B7)Iêmen, (B8)Iraque, (B9)Uzbequistão, (B10)Laos, (B11)Paquistão, (B12)Eritréia, (C13)Mauritânia, (C14)Butão, (C15)Turcomenistão, (C16)China, (C17)Catar, (C18)Vietnã, (C19)Egito, (C20)Chechênia, (C21)Comores, (C22)Argélia, (C23)Nigéria (norte do pais), (C24)Azerbaijão, (C25)Líbia, (C26)Omã, (C27)Mianmar, (C28)Kuwait,  (D29)Brunei, (D30)Turquia, (D31)Marrocos, (D32)Índia, (D33)Tadjiquistão, (D34)Emirados Árabes Unidos, (D35)Sudão (norte do pais), (D36)Zanzibar (ilha da Tanzânia), (D37)Tunísia, (D38)Síria, (D39)Djibuti, (D40)Jordânia, (D41)Belarus, (D42)Etiópia, (D43)Palestina, (D44)Barein, (D45)Quirguistão, (D46)Bangladesh, (D47)Indonésia, (D48)Sri Lanka, (E49)Malásia e (E50)Rússia.
Como vocês podem observar, em quase 95% destes países o islamismo é à religião predominante, e como nós sabemos, esta é uma religião imposta pelos seu lideres e que aqueles que tentarem abandona-la muitas vezes são mortos ou castigados e até mesmo pelas autoridades do país, e em um regime de ferro os lideres desta religião punem algumas pessoas em praças publicas para servirem de exemplo e assim aterrorizar o resto da população, a casos em que até as autoridades do país participa destas torturas físicas e psicológicas. Se até com o seu próprio povo, estas pessoas são capazes disto, quanto mais com um estrangeiro que entrar em seu território e começar a ensinar a verdade que liberta do pecado, pois a verdade expõe  a ferida desta seita, fazendo com que estes homens cassem  como animais todos os missionários que vão para lá pregar o evangelho do Senhor Jesus, não é difícil você ver alguns sendo mortos porque eles exibem isto como um troféu, baste você procurar no Google ou no Yotube.
Isto se dá devido ao regime do país autoritário e opressor que no caso destes quase 90% são “Ditadura” ou Ditaduras religiosas, este tipo de regime somado a uma religião sem amor ao próximo resulta em perseguições, proibições, imposições e outras coisas mais, enquanto que no Brasil e outros países civilizados o regime é passivo sempre respeitando o direito do cidadão, este regime é conhecido como “Democracia,” é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos, em países onde o regime é democrático não há proibição religiosa e todos tem seus direitos garantidos por lei que é da natureza do regime.
O mundo hoje vê pela TV alguns dos governos destes países quase intransponíveis caírem diante da revolta da população que em muitos casos tem o apoio das nações unidas (ONU), assim que o regime é desfeito os rebeldes se reúnem e implantam a Democracia, de inicio é uma liberdade nova que eles não sabem bem o que fazer porém com o passar dos anos o regime vai amadurecendo e possivelmente irá se tornar como o nosso. E a uma questão cultural dentro deles que não sai facilmente é preciso tempo até que todo o povo aceite as mudanças.
Você deve estar se perguntando, o que Deus tem haver com isto? o que o evangelho tem haver com isto? ou melhor você pode estar dizendo o que eu tenho com isto? Pois bem, vou dizer, você está mais envolvido do que imagina, quando Jesus disse ide e pregai o meu evangelho a toda criatura a mais de 2000 anos atrás, Ele falava para você e para mim, estas pessoas passaram toda a sua vida pensando que a única forma de chegar a Deus era através do islã e hoje elas vão ter a oportunidade de ouvir que o verdadeiro caminho até Deus é Jesus Cristo, se no passado os lideres muçulmanos e os governos proibiam falar de Deus, hoje somente os muçulmanos proíbem e sem o apoio das autoridades, não estou dizendo que ficou fácil pregar o evangelho, o que eu estou dizendo é que agora você poderá entrar pela porta da frente do país.
Perceba o quanto está próxima a volta do Senhor Jesus, ele mesmo lhes contou esta parábola: “Observem a figueira e todas as árvores. Quando elas brotam, vocês mesmos percebem e sabem que o verão está próximo. Assim também, quando virem estas coisas acontecendo, saibam que o Reino de Deus está próximo.” Lucas 21:29-31, isto está acontecendo neste lugar para que o evangelho seja pregado aquelas pessoas. Veja em outra ocasião o que Jesus disse: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24.14, esta outra passagem eu quero compartilhar pois acho pertinente e se encaixa bem com o assunto: Isaías 35:1-2 "O deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa. Abundantemente florescerá, e também jubilará de alegria e cantará; a glória do Líbano se lhe deu, a excelência do [monte] Carmelo e [na planície de] Sarom; eles verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus." Isaías 35:6-7"Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. E a terra seca se tornará em lagos, e a terra sedenta em mananciais de águas; e nas habitações em que jaziam os chacais haverá erva com canas e juncos”.  Busquem no Google e vejam as planícies de Sarom em Israel floridas. A Agricultura em Israel é um dos aspectos econômicos mais desenvolvidos. Israel é um grande exportador de hortaliças e frutas, e líder mundial em pesquisa agrícola, apesar de sua geografia extremamente hostil à prática das atividades agrícolas. Mais da metade do país é composta de solos desérticos, com pouquíssima incidência pluviométrica e um clima hostil.
Não é por acaso as revoltas neste lugar, como também não é coincidência o fato desta revolta se chamar primavera árabe, tudo esta no controle de Deus nada passa despercebido aos teus olhos é Deus que permitiu que caísse todos estes regimes, e irão cair mais, pois eles já excederam o limite da paciência de Deus, o Senhor tem interesse que aquelas pessoa saibam que Ele existe, ainda á muita coisa pra acontecer ali, o que Deus está fazendo é semelhante o agricultor quando pega uma terra de mata densa e virgem, primeiro entra com equipamento pesado tira o grosso e depois o resto dos empregados prepara a terra, Deus esta fazendo aquilo que é impossível para você e para mim, agora temos que criar coragem e irmos porque a terra já foi aberta e está a nossa espera.

kslpublico@gmail.com
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009348096164
https://twitter.com/kleber_connect

Um comentário:

  1. eu creio, e oro a Deus que aumente afédoseu povo... que converta verdadeiramente os incrédulos e idolátras que retire o egoísmo do seu povo em nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

    ResponderExcluir